contato@abradimex.com.br
(11) 2385-5860

5 fatores que estão transformando o mercado farmacêutico latino-americano

Imagem do WhatsApp de 2024 10 07 às 16.46.26 58f86c3e

Analistas internacionais destacam que o mercado farmacêutico da América Latina é um dos mais promissores para os próximos anos.

A empresa Scigeniq aponta que o crescimento das vendas na região até 2026 será o maior do mundo, sendo um atrativo para investidores.

Quais os motivos de o mercado farmacêutico latino americano estar em alta?

População crescendo e envelhecendo

Com mais de 650 milhões de habitantes, a América Latina apresenta dois cenários demográficos: enquanto alguns países registram crescimento populacional, outros, como o Brasil, enfrentam um rápido envelhecimento.

Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, ressalta que o envelhecimento no Brasil impulsiona o consumo de medicamentos. Além disso, 40 milhões de brasileiros com saúde suplementar expandem ainda mais o mercado farmacêutico.

Tendência em investir em saúde

Os latino-americanos estão cada vez mais dispostos a investir em sua saúde, com os governos também aumentando os recursos para a atenção básica e novas terapias.

Mercado local aberto pelas reformas regulatórias

As autoridades da região estão modernizando os sistemas regulatórios para facilitar tratamentos inovadores e proteger a propriedade intelectual, como evidenciado pela criação da Corte de Patentes Unificada no México.

Medicamentos genéricos e biossimilares em crescimento

No Brasil, os genéricos ganharam destaque no mercado, e essa tendência se espalha por outros países da América Latina, enquanto os biossimilares fortalecem a concorrência no setor de medicamentos biológicos com preços mais acessíveis.

“Os medicamentos inovadores ganharam prioridade na agenda estratégica das farmacêuticas e vêm reforçando a rede de parcerias para melhorar a adesão aos tratamentos, destinando mais esforços em programas de suporte aos pacientes e parcerias com as distribuidoras para garantir maior capilaridade no acesso”, acrescenta Paulo Maia, presidente executivo da ABRADIMEX.

Telemedicina: necessidade que se instituiu

A telemedicina, em rápida expansão na América Latina desde a pandemia de Covid-19, oferece oportunidades promissoras para o mercado farmacêutico.