“Prezados Associados,
No dia 19/07/2016 estivemos, a convite, em reunião com a CMED, representantes do IPEA e outras associações de distribuidores de medicamentos e sindicatos da indústria farmacêutica.
Esta reunião teve como pauta: Margem de Distribuição de Medicamentos e estabeleceu por parte da CMED o início de um processo de discussão/diálogo com objetivo de dirimir algumas dúvidas, por parte dos órgãos (CMED e IPEA) sobre o funcionamento do setor e estabeleceu metodologia (caminho) para normatização do Preço Distribuição na composição do preço de medicamentos no Brasil. Neste processo serão discutidos e avaliados os referenciais de margens de lucros X despesas (distribuidores), a fim de, identificar um percentual (mínimo) de desconto a ser repassado pelo fabricante (indústria) para os distribuidores de medicamentos e/ou uma nova formula de cálculo na composição do preço de medicamentos, diferenciando os distribuidores dos fabricantes que possivelmente teriam preço abaixo dos distribuidores, criando o Preço Distribuidor (PD).
Nossa participação se deu de forma intensa, na defesa do seguimento de medicamentos especiais e excepcionais em referência ao mercado hospitalar, diferenciando e destacando nossas necessidades e expectativas em relação a normatização de Preços Distribuidor. Desta forma confirmamos nosso compromisso com nossos associados, na defesa de seus interesses. Destaco ainda que nosso compromisso de colocar este assunto em pauta, na agenda do governo (CMED/ANVISA), para discussão e por este caminho buscar melhores condições de negócios para nossos associados, foi concluído com êxito.
Agora entramos na fase de discussões técnicas, especificas e necessitamos do apoio e colaboração de todos, seja na composição de um comitê que nos auxilie neste trabalho, e também com o compromisso dos associados na participação em trabalhos como o da Deloitte, que será de extrema importância neste processo de discussão para que possamos indicar um percentual (mínimo) – Preço Distribuidor na composição de preço de medicamentos, que consiga atender as nossas expectativas.
Contamos com a colaboração de todos.
Atenciosamente.”