As 17 empresas que compõem o grupo são responsáveis por 72,7% do market share nesse segmento, apesar de armazenarem apenas 5% do volume total de medicamentos distribuídos. Esses indicadores reforçam o papel crescente das distribuidoras de medicamentos no fornecimento de remédios de alta complexidade e especialidades.
Paulo Maia, Presidente Executivo da ABRADIMEX, observa que a demanda por medicamentos dessa categoria tem sido impulsionada por fatores como o envelhecimento populacional. No entanto, ele destaca que há uma transformação em andamento no mercado farmacêutico, com a indústria global cada vez mais focada na inovação radical e no desenvolvimento de medicamentos de maior valor agregado.
Diante da crescente demanda por medicamentos inovadores, Paulo Maia destaca a necessidade dos laboratórios farmacêuticos buscarem parcerias para acompanhar a jornada do paciente. Ele argumenta que as distribuidoras são as empresas mais apropriadas para desempenhar essa função, uma vez que possuem uma ampla rede de operações logísticas. Além disso, ressalta que o modelo de prestação de serviços passa também pela jornada do produto.
Segundo Maia, as distribuidoras agora se tornaram um complemento operacional das empresas farmacêuticas na implementação e acompanhamento dos programas de suporte ao paciente (PSPs). Ele afirma que as distribuidoras agora atuam como um hub de serviços para as farmacêuticas, comercializando mais de 134 milhões de unidades.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/distribuidoras-abradimex-26-bi/