Os lançamentos têm um peso importante nas vendas do mercado de medicamentos. Segundo dados da Close-Up International, empresa de pesquisa que monitora o mercado farmacêutico de medicamentos na América Latina, 2,6 pontos percentuais dos 17,2% de crescimento vieram de novos produtos no período maio de 2017 a abril de 2018.
“As áreas em que a indústria tem investido mais em pesquisa e desenvolvimento são os produtos de alta especialidade, biológicos para enfermidades autoimunes e biológicos para diabetes”, informa o vice-presidente corporativo da Close-Up International, Paulo Paiva.
No período, o segmento de medicamentos hospitalares faturou R$ 21 bilhões a preço de mercado e movimentou 300 milhões de unidades, uma evolução de 11,5% em unidades índice bastante maior em relação ao período anterior, de maio de 2016 a abril de 2017, que cresceu 0,6%.
O setor público municipal e clínicas particulares foram destaques no período, segundo Paulo Paiva, vice-presidente da Close-Up International, empresa de pesquisa que monitora o mercado farmacêutico de medicamentos na América Latina. O consumo dos hospitais públicos municipais cresceram 32,9% em valor e 27,6% em unidades, já as clínicas avançaram 32,2% em valor e 21,1% em volume. Em seguida, aparecem os hospitais privados, com evolução de 24% em valor e 16% em unidades.
Os hospitais estaduais, por sua vez, tiveram uma retração de 5,6% em faturamento e um crescimento de 6,9% em unidades. “Compraram mais, pagando menos”, explica Paiva. Já os hospitais públicos federais consumiram menos 65% em unidades.
Segundo Paiva, não é possível fazer uma projeção para o mercado geral, pois de um período para outro pode haver grandes variações nas compras do setor público em todos os níveis. Já para o segmento de hospitais e clínicas privadas, a expectativa é continuar crescendo, estima-se cerca de 20% em faturamento e de 10% em unidades.
No segmento ligado à ABRADIMEX, que representa 37,7% do mercado de hospitais, a evolução foi de 17% em valor e de 11% em unidades. “A ABRADIMEX tem uma presença forte em todos os canais ligados ao mercado institucional e está presente em 100% dos hospitais e clínicas mais relevantes do país, um grupo que representa 80% das compras do mercado hospitalar. Significa que potencialmente falando, está nos melhores hospitais”, afirma Paiva.
Presença forte
As distribuidoras ligadas à ABRADIMEX tem presença forte no volume de compras nos canais institucionais, respondendo por:
61% nas clínicas privadas
40% em hospitais privados
31,7% em hospitais públicos estaduais
27,9% em hospitais públicos federais
15,4% em hospitais públicos municipais
34% outros hospitais
Editora Conteúdo/Abgail Cardoso